As lutas, as conquistas e os desafios da mulher para ocupar lugar nos espaços de poder foram temas abordados na Aula Magna do Curso Fé e Política, ministrada na sexta-feira (07/03) à noite, no Centro Pastoral Paulo VI.
A aula foi ministrada pela conselheira Lilian Martins, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Ela fez uma abordagem histórica sobre a presença da mulher na política, enumerando os pontos altos dessa caminhada.
Um dos momentos relevantes da jornada, apontados pela conselheira, foi o do direito de votar, conquistado pela mulher em 1932.
Ela discorreu também sobre as cotas para candidaturas a cargos eletivos, o desequilíbrio entre as representações masculinas e feminina nos espaços de poder (Parlamento, Executivo e Judiciário) e os desafios que se impõem para a mulher avançar na ocupação desses espaços.
O Curso é primeiro da Escola de Fé e Política Dom Miguel, recém-criada pela Arquidiocese de Teresina, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
As aulas serão ministradas até março de 2026, com dois encontros mensais, em sábados alternados, no Plenarinho Dom Sérgio da Rocha, localizado no Centro Pastoral Paulo VI (Av. Frei Serafim, 3200).